quinta-feira, 7 de julho de 2022

Viagens na Minha Terra: a distância entre autor e narrador

 

      Viagens na Minha Terra: a distância entre autor e narrador

                                                                        por António Nabais

A narratologia distingue autor e narrador, sendo o primeiro uma pessoa real e o segundo, um ser de papel. O primeiro está sujeito às leis da morte física, o narrador estará livre dessa lei, enquanto a narrativa existir.

Esta distinção faz sentido e terá nascido do combate ao biografismo que olhava para a literatura – ou para a arte em geral – como um tecido mais ou menos revelador da vida do autor, com tudo o que isso implica.

Um exemplo dessa leitura biografista será o monumental livro que João Gaspar Simões escreveu sobre Eça. Os exageros biografistas transformaram a análise literária numa espécie de arqueologia da vida dos autores, sendo o texto um simples veículo de informação. Olhava-se para a literatura para descobrir o autor, ficando, portanto, a literatura esquecida, reduzida a uma fonte.

Há poucos anos, o programa de Português do Ensino Secundário, num delírio absoluto, considerava que os sonetos camonianos eram textos autobiográficos. Basta, entre outros exemplos, comparar “O dia em que eu nasci moura e pereça” com o Livro de Job para se saber que toda a tristeza apocalíptica do poema é, afinal, intertextualidade. A expressão de um sentimento não é o sentimento, um bocadinho à semelhança do cachimbo de Magritte e relembrando o “fingidor” de Pessoa.

José Saramago, discípulo declarado de Garrett, defendeu, no entanto, quase a proscrição do narrador: "Um livro não está formado somente por personagens, conflitos, situações, lances, peripécias, surpresas, efeitos de estilo, exibições ginásticas de técnicas de narração — um livro é, acima de tudo, a expressão do seu autor. Pergunto-me até, se o que determina o leitor a ler não será a secreta esperança de descobrir no interior do livro a pessoa invisível mas omnipresente do seu autor."

Seja como for, a distinção autor/narrador constitui uma “diferença ontológica irreversível” (“Autor”, Dicionário de Narratologia). Por outro lado, entre autor e narrador haverá sempre diferentes distâncias conforme os contextos, mesmo que, no auge do estruturalismo, tenham querido quase declarar a morte do autor, porque tudo seria apenas texto e estruturas invariantes.

Em Viagens na Minha Terra, também por ser uma obra “inclassificável” (capítulo XXXII), com um narrador autodiegético tão presente, numa mistura de ficção, reportagem de confissão, autor e narrador estão tão próximos que é fácil – e talvez desejado por Garrett – confundi-los. Aliás, a obsessão de Garrett por introduzir notas ao texto ou a referencialidade histórica e pessoal presente (as referências a Passos Manuel ou aquilo que se sabe do liberal desiludido em que Garrett se transformou) aumentam a possibilidade de o narrador estar morto, cedendo o lugar ao autor.

Os estudiosos da obra de Garrett, sem desprezar a importância da terminologia narratológica, têm já abordado, sendo de realçar o artigo “A Morte do Leitor nas «Viagens» de Garrett, de Victor J. Mendes, na Colóquio-Letras 153/154, de Julho-Dezembro 1999.

A minha memória guarda o tédio com que li este livro pela primeira vez, há mais de quarenta anos. Outras memórias nasceram das releituras seguintes, de uma obra que constitui um desafio a qualquer leitor, incluindo este leitor formatado para distinguir autor e narrador, distinção, repita-se, extremamente operativa. Um autor que, no século XIX, consegue o feito de incomodar leitores desta maneira só pode ser louvado, um autor que tenta impor a sua própria (in)classificação (o romântico que se recusa a sê-lo), é um marco na vida de qualquer leitor e de qualquer clube de leitura.

Como se consegue criar literatura, contando apenas aquilo que se pensou e se sentiu durante uma simples viagem? Sendo Garrett. Aceitando a possibilidade de que, afinal, não haja narrador, Viagens na Minha Terra não é um livro, é uma gravação que nos permite ouvir a voz do autor.

 

 

 

 

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