sábado, 4 de novembro de 2023

 

Clube de leitura EASR  26/10/23

“Os enamoramentos”

Javier Marías”

 

Por  M.Amélia L.V.Correia

 

“O perfil moral de Díaz-Varela”

Antes de mais gostaria de pedir aos circunstantes, para aceitarem como verídica, a narrativa de Díaz-Varela (D.V.), sobre as razões que o levaram a urdir a trama que conduziu ao assassínio de Deverne.

Passarei a analisar o perfil moral de D V.

Usando as categorias Kanteanas de legalidade e moralidade, é óbvio que se trata de um acto ilegal. Em qualquer Estado de direito D.V. seria considerado culpado e sujeito a uma pena.

Kant não aceita a essencialidade do mal, isto é, não considera que a maldade seja inerente à natureza humana, e, como iluminista, define o homem como um ser que se caracteriza pela sua racionalidade. A razão prática, detentora da lei moral, pode agir moralmente ou não. 

Prosseguindo com este autor, o valor ético duma acção situa-se na intencionalidade (moral deontológica). D.V. afirma ter agido segundo o pedido do amigo para o livrar duma morte horrorosa. Mas esta acção era do seu interesse, pois abria-lhe caminho para uma ligação com Luísa, que desejava. Considerando que se sentiu no dever de ajudar o amigo, tinha interesse na acção, o que para este filósofo feria completamente a moralidade.  

Mas mais, os imperativos categóricos de Kant afirmam: “Age de modo que possas desejar que a máxima da tua acção se torne lei universal” e ainda “trata sempre as pessoas como fins em si, nunca como meios”. A conduta de D.V. foi, segundo estes princípios, imoral, sem apelo nem agravo. 

 Apesar desta condenação sumária, D.V. não parece ser um exemplar dum mal essencial ou diabólico, não é um Drácula, um Macbeth, ou um Annibal Lecter

Considerando a Ética Kanteana, fundamental, mas demasiado rigorosa, proponho uma outra abordagem.

Vou socorrer-me do conceito de “banalidade do mal” de Hanna Arendt embora flexibilizado. 

Este instrumento conceptual parece-me deveras útil, pois pode funcionar fora do contexto em que a autora o concebeu.

D.V. não é um assassino burocrata, um criminoso de escrivaninha como Eichmann, que serviu um regime totalitário. Pelo que nos é dado saber comporta-se como um individuo normal na sua vida quotidiana, tal como Eichmann, que era, ao que se sabe, bom marido e bom pai de família.

O comportamento de D.V .parece colocar-se de forma banal, cega perante o mal. Tal conduta  não parece resultar duma psicopatia, ou duma maldade extrema. Parece, no entanto, incapaz de se questionar, de exercer uma reflexão crítica sobre os seus atos, e sobretudo de se colocar no lugar do outro. Acresce que se trata dum homem inteligente, culto e até bastante sedutor, o que o torna potencialmente perigoso, capaz de comportamentos profundamente condenáveis e até extremamente cruéis, como nos foi dado conhecer.

 

              

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário