sábado, 27 de julho de 2019

O Vermelho e o Negro


                              Julien Sorel, o homem fatal

por


                                                             Maria José Marques



        Julien Sorel, personagem principal do romance de Stendhal Le Rouge et Le Noir é um jovem ambicioso que usa a sedução como um instrumento de promoção pessoal tal como uma mulher fatal da literatura ou do cinema.
       Mulheres fatais são, tipicamente, vilãs ou pelo menos moralmente ambíguas sempre associadas a uma atmosfera de mistificação e constrangimento. Uma mulher fatal tenta alcançar os seus objectivos, nem sempre claros, pela astúcia e manipulação usando os seus atributos femininos : a beleza e atracção sexual. Em alguns casos recorre mais depressa à coerção do que aos seus encantos pessoais. Por vezes a mulher fatal apresenta-se como vítima apanhada numa situação de que não consegue fugir. É uma outsider. O passado da mulher fatal é algo de que foge, que a persegue, ou que quer esquecer começando uma vida nova. Quem for apanhado no seu caminho, que ela deseja ascendente, pode bem acabar numa terrível queda.
      Julien Sorel é uma mulher fatal, perdão, um homem fatal.
 Filho de um bruto carpinteiro Julien ambiciona melhor estatuto na vida. Perdidas as ilusões de progresso pessoal numa carreira militar depois da queda do seu ídolo, Napoleão, encara a carreira eclesiástica como oportunidade de alcançar fortuna. Sensível e inteligente, dotado de uma prodigiosa memória, capaz de decorar a bíblia em latim - e o mais que lhe seja pedido – aparenta uma religiosidade que lhe vai garantindo ascensão social.
       Primeiro degrau na ascensão: é contratado para preceptor dos filhos de Monsieur de Rênal, ele próprio querendo assim mostrar-se rico e evoluído. E logo Julien a querer conquistar posição: “Prefiro renunciar a tudo isto (…) a ter de comer com os criados “ (p.25 ). A sedução de Mme de Rênal é o passo seguinte que se impõe.  O fatal Sorel e o seu comportamento calculista : ” Tenho tanto mais dever de conquistar esta mulher(…)porque se algum dia conseguir fortuna e alguém me deitar à cara o baixo emprego de preceptor, posso dar a entender que foi por amor que aceitei este lugar.” As motivações egoístas do fatal Sorel e uma boa dose de coacção, pequenos mas insistentes gestos de carícia e atenção despertam a paixão e  vencem os receios e escrúpulos de Madame de Rênal e “ Nada ,numa palavra , teria faltado para a completa felicidade do nosso herói( …)se soubesse desfrutar dessa felicidade .” Esta é a maldição do homem fatal: tem sempre uma reserva sentimental que o impede de se entregar à felicidade do momento em vista da ambição futura. A família Rênal proporciona dinheiro, boas roupas, boas maneiras, no entanto “Pela sua parte, não sentia senão ódio e horror pela alta sociedade junto da qual era agora admitido, mas apenas na extremidade da mesa”.
       Entre a delícias da vida amorosa e sobressaltos e tortura dos remorsos causados em Mme. de Rênal pela paixão adúltera, ilícita,  a ambição do jovem Sorel vê-se ameaçada pelas convenções, rivalidades e mesquinhez da sociedade provinciana e também pela sua própria natureza contraditória , sensibilidade e orgulho. Torna-se urgente uma retirada.
       Depois da ascensão a queda. Julien Sorel o fatal outsider, hipócrita, ambicioso, arrivista repudia um eventual romance com Elise, a criadinha de quarto que sonhava casar-se com ele, e cujo despeito e sentimentos feridos a levam a revelar o segredo dos amantes Louise Rênal e Julien Sorel que se vê constrangido a seguir outra carreira.
        Forçado a retirar-se para o seminário de Besançon, toda a capacidade de fingimento e bajulação do fatal Sorel é posta à prova. O que parece ser um pequeno revés, um interregno sem futuro, bem pode levá-lo a maior glória quando lhe proporciona uma situação em Paris, chez Monsieur de la Mole.  No convívio com a alta sociedade da capital a  sua origem provinciana e pobre trouxe-lhe momentos de humilhação  mas também de aprendizagem. O fatal Sorel vai refinar a sua arte de manipulação e seduzir Mathilde de la Mole, a rebelde aristocrata filha do seu patrão. Garantida a paixão e a inevitabilidade de um casamento na iminência de um herdeiro Julien está prestes a alcançar o almejado estatuto social. Mas eis que a vida do herói fatal também é cheia de fatalidades.
       Louise de Rênal denuncia a Mathilde o carácter traiçoeiro de Julien. Julien  volta a Verrières  para assassinar Louise por esta ter posto em perigo o seu casamento com Mathilde. Mas, além de ter falhado o golpe, descobriu que a sua paixão por ela se avivara. Por fatalidade foi julgado e condenado à morte. O impassível Julien Sorel tem então oportunidade de se redimir não recorrendo da sentença. Com a sua execução Mathilde ficará viúva e assim disponível para casar vantajosamente com monsieur de Croisenois. Madame de Rênal não morreu às mãos de Julien mas morreu, por causa do tumulto de paixões que ele criou, três dias depois da sua execução.
       Tímido e agressivo, sensível e implacável, vulnerável e extremamente ambicioso, Julien Sorel atrai e repele o leitor. A apreciação e justificação das suas acções está nas palavras que dirige ao júri que o julga.  
 “ O meu crime é atroz e foi premeditado. Portanto mereço a morte, senhores jurados. Contudo, ainda que a minha culpa fosse menor, estou perante homens que ,sem terem em conta a minha juventude e a piedade que ela mereça, pretenderão castigar em mim e desencorajar para sempre essa espécie de rapazes que, nascidos numa classe inferior, e oprimidos de certo modo pela pobreza, têm a sorte de conseguir uma boa educação e a audácia de se intrometerem naquilo a que o orgulho  das pessoas ricas chama boa sociedade.
Foi esse o meu crime, senhores, e será castigado ainda com mais severidade por não ser julgado pelos meus iguais. Não vejo nos bancos dos jurados nenhum camponês enriquecido, mas unicamente burgueses indignados… “
        O seu crime maior é, a seus olhos, a “ audácia  (…)de se intrometer na boa sociedade“ . Adultério, homicídio, enganos…para ele tudo encontra atenuante na condição do seu nascimento.
Pobres vítimas ! Pobre homem fatal !



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