terça-feira, 22 de novembro de 2011

Uma História de Amor e Trevas



18 de novemnbro
Realizou-se a sessão do CL com a presença da Professora Doutora Elavira Mea. da FLUP As questões ligadas ao judaísmo, nomeadamente em Portugal, foram o tema da sua intervenção: o que é ser judeu, as razões da diáspora, os rituais e a doutrina, os cristãos-novos, a inquisição em Portugal. 
 Ainda dentro da contextualização de "Uma História de Amor e Trevas", o percurso histórico   dos judeus, da génese ao século XX, foi o objecto da  apresentação realizada  por Conceição Rocha com "Breve Apontamento sobre a constituição de Israel".
Analisando de modo mais concreto a autobiografia de Oz, Manuela Pereira reflectiu sobre as razões que levaram   Amos, na adolescência, a renegar o seu apelido - "O Pequeno Amos Klausner, o jovem Amos Oz".
A sugestão de continuar a história começada pela mãe do autor foi aceite por José Rebelo e Luísa Moniz que escreveram, a quatro mãos, uma nova  história de amor e trevas,por Margarida Mouta que num texto inspirado revisita a narrativa autobiográfica de Oz e por Alexandra Azevedo com "Nem Uma Palavra".
Destaque ainda, para o trabalho de Adelino Geraço que concebeu os marcadores e o cartaz que publicitou o encontro.

Sem comentários:

Enviar um comentário